Foram realizadas três aulas práticas de observação de células em três turmas - duas 6º séries e duas 7º séries - da E. M. E. F. Paul Harris.
A atividade foi
realizada na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) em função
da escola não possuir laboratório e da facilidade de locomoção
dos alunos à Universidade. Inicialmente,
uma breve introdução de células através de slides em PowerPoint foi realizada.
Logo após foram distribuídos relatórios preestabelecidos, onde os alunos
deveriam desenhar, no decorrer da aula, cada lâmina observada, além de responder
a uma pergunta final para avaliação da contribuição da aula prática para a sua compreensão
do conteúdo de células.
A turma foi separada em cinco grupos. Cada grupo recebeu um
microscópio e cinco lâminas com representantes dos cinco Reinos, sendo elas:
uma lâmina de bactérias, uma de fungo, uma de protistas, duas de plantas
(aquática e terrestre) e uma de célula animal. Logo após a observação, os
alunos reproduziam as imagens das lâminas analisadas em microscópio nos locais
indicados na folha do relatório.
As bactérias utilizadas nas práticas foram Stafilococcus aureus e os fungos Aspergillus sp, ambos cedidos pelo laboratório de Microbiologia da
UNISINOS. Os protozoários utilizados para a prática foram coletados nas margens
do lago da área da saúde da UNISINOS. As células animais foram coletadas com
SWAB da mucosa bucal de um integrante do PIBID no momento da atividade. As
plantas observadas, Elodea sp. (aquática)
e Tradescantia pallida (terrestre),
foi cedida por um professor e coletada em canteiros cultivados do Centro da Saúde
da UNISINOS, respectivamente.
Na semana seguinte, uma das turmas realizou uma avaliação escrita,
referente ao conteúdo trabalhado na aula prática. A avaliação foi elaborada por
um integrante do PIBID, com supervisão da professora da turma atendida. Nela
continham cinco tipos de questões, incluindo questões dissertativas, questões
de relacionar, preencher lacunas, verdadeiro e falso, e identificação de imagens,
totalizando em 20 o número máximo de acertos.
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